terça-feira, 29 de março de 2011

A história do lugar onde vivo

A HISTÓRIA DO LUGAR ONDE VIVO
Sobre a história de Portão I, primeiro distrito de Santo Antônio da Patrulha (SAP), encontrei relatos que em 1940 o Sr. Ademar Martins Ramos foi indicado juntamente com Diumer Schnaider e Francisco Holmer, ambos engenheiros pela Secretaria de Estadual da Agricultura para realizarem uma demarcação de lotes(medindo entre 7 a 10 hectares cada um , terras da qual o Governo Estadual havia se apossado,a serem vendidos com a finalidade de povoar a comunidade do Portão.
No começo tinham poucas casas, uma delas servia de escola, na qual a dona da casa, dona Julinha “dava” aula para adultos e crianças. Havia também uma padaria, um açougue, para servir a comunidade. Na época havia um açude que servia para os animais beberem água. O mesmo açude foi chamado pelos moradores de “Poço da Era”, porque ao lado tinha um lugar chamado Era (local onde se trilhava feijão, trigo – a cavalo).
Essa comunidade era anteriormente denominada Campo dos Casais, por ser primeiramente habitada por 12 casais. Contam também que na época da ditadura as pessoas tinham o direito de ir e vir desde que informasse seu destino a um militar que ficava num referido “PORTÃO”.
Calcula-se hoje a sua localização entre KM 60 e 61 da RS 030.
Hoje a comunidade conta com uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, uma Escola Municipal de Educação Infantil, mercado e pequenos comércios. Atualmente moram na localidade 279 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário